sexta-feira, 11 de abril de 2008

O tema de hoje, por ser sexta-feira, é bem simples. Vou falar sobre: “As dificuldades de compreensão e interpretação frente aos novos meios virtuais da comunicação contemporânea”. Resumindo: MSN acaba com a vida da gente! Desde que as possibilidades de entrar em contato com alguém se expandiram, a expansão das possibilidades de interpretação também passaram a ser infinitas. Porque há uma década, talvez pouco mais, quando as únicas opções de contato eram o olho no olho ou o até então impessoal telefone (fixo), a chance de alguém falar “A” e a outra pessoa entender “B”, era muito menor. Hoje chega a ser cômico! Observa a quantidade de informações que você administra enquanto bate um papo no MSN. Sentada na frente de um computador, em horário de trabalho, com telefone tocando, relógio correndo, sapato apertando, brinco pesando, colegas de trabalho assistindo a Dança do Quadrado, catálogo na Natura esperando pra ser desbravado e com fome, como é que você vai conseguir ser clara o suficiente pra não deixar entrelinhas numa conversa? Ah, sem chance. Sem contar que a emoção que você coloca em cada palavra não atinge o “cyberespaço”. A outra pessoa não tem como captar. Não há emotion fofo que traduza exatamente o que quer se dizer. E o que é pior: as relações pessoais passam a se concentrar em luzinhas piscando no rodapé da tela do computador ou, com mais intimidade, envelopinhos piscando na tela do telefone celular. Superficialidade e impessoalidade comandam os nossos contatos. E na era onde dar um fora pode se resumir a bloquear um contato, é fácil dizer as coisas compulsivamente e dar um enter. O difícil é administrar as conseqüências que não têm a menor chance de serem sanadas através de conversas ao modo antigo, onde prevalece o timbre das vozes e não o resumo de palavras abreviadas num português decadente.

7 comentários:

Anônimo disse...

Num passado não muito distante, antes da "Geração MSN", lembro de ser um crítico severo às conversas por telefone. Faltava olho no olho, como você mesma disse. O telefone já era um escudo. Agora, com ausência de voz, virou piada. As pessoas mal se conhecem e logo trocam telefones? Não, trocam acessos ao MSN. Aí travam diálogos instigantes, inspiradores, excitantes, que mais parecem frases de uma boa comédia romântica (ou erótica)e depois... E depois? Mal têm coragem de se encontrarem novamente, ou pior: quando se encontram ficam tão constrangidos que o encontro vira um pesadelo. Como suprir tantas falsas expectativas? Tá tudo errado!

Anônimo disse...

Ká, fantástico.
Já viciei.
Quero um livro!
Beijo

Anônimo disse...

Mas péraí, Ka. Tem também um lado bom: quando a gente escreve, pensa um pouco mais do que quando fala. (Isso vale pras pessoas que pensam, é claro). E, por pensar, avaliamos um pouco mais o conteúdo da mensagem. Diminui a chance de ferir, magoar, ou - simplesmente - não ser compreendido. Mais seguro? É. Mas nunca mais gostoso que o bate-papo-olho-no-olho-té-tê-a-té-tê.

Anônimo disse...

É isso aí. No MSN rola de tudo, de início de romance a DR (Discussão de Relacionamento para os mais desavisados)passando por aquele papo furado pra passar o tempo!!!
Sinais da modernidade, mas vc já parou pra pensar o que virá depois do MSN?? Hehehe... Inimaginável, ou vc um dia imaginou que iriam te encontrar pelo telefone, até mesmo quando vc está pensativo no banheiro?? Mas agora com a chamada em 3g, vc vai ter provar o que estava fazendo no banheiro!!!

Saudades de ti muié!!!
Bom demais ler seus textos, ainda bem que voltaram!!!
Beijos
Lui

Anônimo disse...

Apesar de fazer parte desse mundo super hiper moderno, era da globalização, uso email, orkut, celular, telefone fixo, sms, porém deletei o msn da minha vida!!!To fora, como psicóloga prefiro o contato humano, olho no olho, pele com pele, cheiro com cheiro!!!!
Entendo que para alguns profissionais é um mal necessário, então vamos usar msn só para assuntos profissionais!!!

Anônimo disse...

Te entendo.
Mas que é legal a ferramenta de chacoalhar a telinha .. ah isso é!
nao da pra ficar chacoalhando os amigos kkkk
Bjo nega

Anônimo disse...

Engraçado! Me identifiquei com a parte do "brinco pesando, colegas de trabalho assistindo a Dança do Quadrado".. rsrsrs
Muito legais teus textos, Kalyta.
Este mesmo é totalmente vida real. Conheço muita gente tímida que só tem vida social no MSN.
Beijos!